sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Aspirina - ácido acetilsalicilico


A aspirina foi o medicamento mais revolucionário da história da farmacia.

O ácido salicilico, vindo da casca do salgueiro, foi isolado pela primeira vez em 1828,pelo francês Henry Leroux e pelo italiano Raffaele Piria, farmaceutico e químico, respectivamente.

Em 1899 a empresa farmaceutica alemã Bayer sintetizou ácido salicilico com o anidrido e produziu o ácido acetilsalicilico, a aspirina.

A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e o primeiro a ser vendido em tabletes.


A síntese se baseia na reação do ácido salicilico com anidrido acético em meio ácido( ácido sulfúrico), que atua como catalisador desta reação. Vamos lá:

2,5g de ácido salicilico;

6,0mL de anidrido acético;

algumas gotas de ácido sulfúrico;

água destilada,

Coloque o ácido salicilico em erlenmeyer de 250mL, adicione o anidrido acético e as gotas de ácido sulfúrico. Agite e coloque em banho maria por 10 minutos. resfrie e adicione 10-15mL de água destilada gelada. Resfrie até cristalizar. Filtre em funil de Buchner com um pouco de água destilada gelada.

Para recristalizar basta dissolver o produto em 10mL de etanol e aquecer em banho maria, adicionar 25mL de água destilada aquecida. deixar em repouso, filtrar novamente. Secar.

Este é um procedimento fácil de obtermos a aspirina, que este ano completa 110 anos.
Quando fiz a prática na escola , começamos do início, deste a nitração do benzeno, mas esse procedimento fica pra depois por ser mais longo.


Com 110 anos a aspirina ainda é um dos medicamentos mais vendidos no mundo e deve ser por muito mais tempo.


Por fim, basta dizermos que o mecanismo da ação no corpo humano foi descoberto por John Vane, em 1971,Londres. Jonh recebeu um Nobel de Medicina e Fisiologia por sua descoberta.




Nenhum comentário: