quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Idolos : Gregor Mendel



Sempre me perguntei quem eu queria pra ídolo. Tipo assim: qual personagem da história eu utilizaria para me espelhar?


Minha paixão pela ciência sempre me fez olhar para o passado e de lá buscar meus grandes ídolos. Gosto de pessoas retratadas pelas suas conquistas e derrotas, cria um certo ar de graça nas grandes descobertas da ciência.


Porque é tedioso ficar esperando resultados de experiências até a comprovação de uma teoria. isso sem contar as experiências perdidas, repetidas e a falta de $$ dinheiro para pesquisar.


Claro que o último fator não era muito importante para um monge. Com tempo e muita criatividade, Mendel, o monge em questão, se realizou a máxima da ciência, a previsibilidade, para provar uma das teorias mais polêmicas do mundo, inclusiva atualmente. A teoria da evolução.

Gregor Mendel foi monge e também Pai da Genética.
Seu trabalho levou-nos ao conhecimento dos genes e das leis da hereditariedade.

Poderia ter escolhido Darwin como ídolo, mas essas coisas são pessoais e creio que a busca por uma teoria que dê previsibilidade sempre me empolgou mais. É a máxima da ciência.

No próximo Ídolos, vou falar de um cara que disse: "Sua experiência e seus dados estão errados, meus cáculos estão certos". Mais ou menos isso.

Nenhum comentário: