sábado, 28 de fevereiro de 2009

A "molécula" da vida


Era para ser um 7 de março normal, como muitos outros. Mas em 1953 a Nature publicou um dos artigos que revolucionaria nosso entendimento sobre as características hereditárias( lembrem-se da teoria da Evolução de Darwin ). O trabalho escrito por James Watson e Francis Crick elucidava a estrutura em dupla hélice do DNA, sigla para ácido desoxirribonucleico. O início de uma transformação sem precedentes na biologia moderna. A investigação sobre a estrutura possibilitava o entendimento de como se processava a informação genética. Passamos a aprender como a célula copiava a informação hereditária e passava adiante.



Do ponto de vista químico, o DNA é um polimero composto de unidades simples: os nucleutídeos; cujo cerne é composto por açucares e fosfato intercalados formando ligações fosfodiéster. Ligado a esta base estão quatro bases nitrogenadas e, a sequência dessas bases é que transportam a informação genética.
Do biológico, é a base da vida.

O que nós chamamos de código genético é a relação entre a sequência de bases nitrogenadas e a sequência correspondente de aminoácidos, formando proteínas. Cada tres nucleotídeo (açucar, fosfato e base) corresponde a um aminoácido.

Mas peraí, cadê a revolução? Só por que descrobriu-se a estrutura de um polímero que codifica outro polímero ( as proteínas são um tipo de polímero) temos uma revolução, uma mudança radical ?

A resposta é sim.

Tivemos um impacto direto na medicina e agricultura principalmente. Criamos "fábricas" biológicas para produção de insulina.

Criamos plantas resistentes a condições antes improváveis, como tolerância a agentes patógenos, como virus e/ou bactérias ou até a condições de climas e de solos.

A medicina forense passou a indetificar indivíduos em cenas de crime a partir de sangue, sémen, pele e até saliva encontrados nos locais, e não mais depender somente das impressões digitais.

Hoje, já é possível a terapia gênica onde adminstra-se genes (sequência de nucleotídeos que produzem uma proteína específica) em indivíduos que teem doenças genéticas.

Por fim há o campo de enriquecimento de produtos comuns do dia a dia como frutas para beneficiar a saúde das pessoas como por exemplo colocar genes produtores de vacinas em bananas para aumentar a durabilidade do medicamento e a possibilidade de fornecer em locais onde hoje é difícil levar as vacinas na forma em que usamos, por problemas de logística, durabilidade e eficiência.

Watson e Crick, juntamente com Maurice Wilkins ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962.

Hoje DNA é ensinado em escola fundamental, por sua importância e seu impacto no cotidiano das pessoas. Lembrando que a descoberta não completou ainda 60 anos.

Na próxima vez que falarmos de DNA vamos ver como extraí-lo de plantas.


Nenhum comentário: