sábado, 28 de fevereiro de 2009

Gabriel Passos

Vídeo em espanhol que mostra o processo de refino do petróleo cru em uma destilaria . Muito didático o vídeo.


Nota: Gabriel Passos é a refinaria da Petrobrás em Betim - MG.

A "molécula" da vida


Era para ser um 7 de março normal, como muitos outros. Mas em 1953 a Nature publicou um dos artigos que revolucionaria nosso entendimento sobre as características hereditárias( lembrem-se da teoria da Evolução de Darwin ). O trabalho escrito por James Watson e Francis Crick elucidava a estrutura em dupla hélice do DNA, sigla para ácido desoxirribonucleico. O início de uma transformação sem precedentes na biologia moderna. A investigação sobre a estrutura possibilitava o entendimento de como se processava a informação genética. Passamos a aprender como a célula copiava a informação hereditária e passava adiante.



Do ponto de vista químico, o DNA é um polimero composto de unidades simples: os nucleutídeos; cujo cerne é composto por açucares e fosfato intercalados formando ligações fosfodiéster. Ligado a esta base estão quatro bases nitrogenadas e, a sequência dessas bases é que transportam a informação genética.
Do biológico, é a base da vida.

O que nós chamamos de código genético é a relação entre a sequência de bases nitrogenadas e a sequência correspondente de aminoácidos, formando proteínas. Cada tres nucleotídeo (açucar, fosfato e base) corresponde a um aminoácido.

Mas peraí, cadê a revolução? Só por que descrobriu-se a estrutura de um polímero que codifica outro polímero ( as proteínas são um tipo de polímero) temos uma revolução, uma mudança radical ?

A resposta é sim.

Tivemos um impacto direto na medicina e agricultura principalmente. Criamos "fábricas" biológicas para produção de insulina.

Criamos plantas resistentes a condições antes improváveis, como tolerância a agentes patógenos, como virus e/ou bactérias ou até a condições de climas e de solos.

A medicina forense passou a indetificar indivíduos em cenas de crime a partir de sangue, sémen, pele e até saliva encontrados nos locais, e não mais depender somente das impressões digitais.

Hoje, já é possível a terapia gênica onde adminstra-se genes (sequência de nucleotídeos que produzem uma proteína específica) em indivíduos que teem doenças genéticas.

Por fim há o campo de enriquecimento de produtos comuns do dia a dia como frutas para beneficiar a saúde das pessoas como por exemplo colocar genes produtores de vacinas em bananas para aumentar a durabilidade do medicamento e a possibilidade de fornecer em locais onde hoje é difícil levar as vacinas na forma em que usamos, por problemas de logística, durabilidade e eficiência.

Watson e Crick, juntamente com Maurice Wilkins ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962.

Hoje DNA é ensinado em escola fundamental, por sua importância e seu impacto no cotidiano das pessoas. Lembrando que a descoberta não completou ainda 60 anos.

Na próxima vez que falarmos de DNA vamos ver como extraí-lo de plantas.


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Aspirina - ácido acetilsalicilico


A aspirina foi o medicamento mais revolucionário da história da farmacia.

O ácido salicilico, vindo da casca do salgueiro, foi isolado pela primeira vez em 1828,pelo francês Henry Leroux e pelo italiano Raffaele Piria, farmaceutico e químico, respectivamente.

Em 1899 a empresa farmaceutica alemã Bayer sintetizou ácido salicilico com o anidrido e produziu o ácido acetilsalicilico, a aspirina.

A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e o primeiro a ser vendido em tabletes.


A síntese se baseia na reação do ácido salicilico com anidrido acético em meio ácido( ácido sulfúrico), que atua como catalisador desta reação. Vamos lá:

2,5g de ácido salicilico;

6,0mL de anidrido acético;

algumas gotas de ácido sulfúrico;

água destilada,

Coloque o ácido salicilico em erlenmeyer de 250mL, adicione o anidrido acético e as gotas de ácido sulfúrico. Agite e coloque em banho maria por 10 minutos. resfrie e adicione 10-15mL de água destilada gelada. Resfrie até cristalizar. Filtre em funil de Buchner com um pouco de água destilada gelada.

Para recristalizar basta dissolver o produto em 10mL de etanol e aquecer em banho maria, adicionar 25mL de água destilada aquecida. deixar em repouso, filtrar novamente. Secar.

Este é um procedimento fácil de obtermos a aspirina, que este ano completa 110 anos.
Quando fiz a prática na escola , começamos do início, deste a nitração do benzeno, mas esse procedimento fica pra depois por ser mais longo.


Com 110 anos a aspirina ainda é um dos medicamentos mais vendidos no mundo e deve ser por muito mais tempo.


Por fim, basta dizermos que o mecanismo da ação no corpo humano foi descoberto por John Vane, em 1971,Londres. Jonh recebeu um Nobel de Medicina e Fisiologia por sua descoberta.




quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Idolos : Gregor Mendel



Sempre me perguntei quem eu queria pra ídolo. Tipo assim: qual personagem da história eu utilizaria para me espelhar?


Minha paixão pela ciência sempre me fez olhar para o passado e de lá buscar meus grandes ídolos. Gosto de pessoas retratadas pelas suas conquistas e derrotas, cria um certo ar de graça nas grandes descobertas da ciência.


Porque é tedioso ficar esperando resultados de experiências até a comprovação de uma teoria. isso sem contar as experiências perdidas, repetidas e a falta de $$ dinheiro para pesquisar.


Claro que o último fator não era muito importante para um monge. Com tempo e muita criatividade, Mendel, o monge em questão, se realizou a máxima da ciência, a previsibilidade, para provar uma das teorias mais polêmicas do mundo, inclusiva atualmente. A teoria da evolução.

Gregor Mendel foi monge e também Pai da Genética.
Seu trabalho levou-nos ao conhecimento dos genes e das leis da hereditariedade.

Poderia ter escolhido Darwin como ídolo, mas essas coisas são pessoais e creio que a busca por uma teoria que dê previsibilidade sempre me empolgou mais. É a máxima da ciência.

No próximo Ídolos, vou falar de um cara que disse: "Sua experiência e seus dados estão errados, meus cáculos estão certos". Mais ou menos isso.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Minha paixão




De todas minhas paixões desportivas, as maiores delas são o automobilismo e o Grandioso papa libertadores-mundial São Paulo Futebol Clube.


Acima uma Lotus 96T criada para correr na Indy em 1985. Linda, por sinal. Pena que não correu. Teria engrandecido a tal categoria.


Filtração de fluxo cruzado; cross flow

Os processos de separação por membranas (PSM) são empregados na indústria alimentícias como uma alternativa aos convencionais processos de filtração, clarificação, concentração e purificação.

A microfiltração com fluxo tangencial (outro nome que pode ser adotado) foi indicado como alternativa para clarificação, pasteurização, esterilização de bebidas, como sucos, vinhos e cervejas, além das indústrias de laticínio. Neste tipo de indústria a ultrafiltração é utilizada para separação de lipoproteínas e fracionamento de proteínas presentes no soro do leite. Na industria de sucos, a microfiltração é utilizada para estabilização microbiológica e para clarificação.

Na cervejaria apresentam menor custo operacional e de investimento, diminuição no tempo de processamento e garantem a estabilidade fisico-química e microbiológica da cerveja.



Um vídeo pra ajudar.

Diacetil na cerveja



Diacetil ou Dicetonas, são substâncias produzidas pelas leveduras durante a fermentação para produção de cerveja. São compostos indesejáveis. Criados intensamente no início da fermetação, os mesmos são consumidos pelas leveduras e normalmente ficam em níveis não detectáveis pelo paladar. Quando em altas concentração são responsáveis pelo aroma e sabor de "mantega" da cerveja.